segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pai, Mãe, irmãos e afins.


Não quero ser hipócrita, mas é incrível o desdém que algumas pessoas tem quanto aos seus pais e família. Sim, já disse várias vezes que odiava alguém da minha família, mas posso te garantir que agora, depois de um bom tempo, eu agradeço muito a Deus pela família que eu tenho.
Você não precisa ir muito longe para ver uma mãe sendo mal tratada ou um pai explorando um filho. Hoje em dia isso se tornou comum, a família não é mais sinônimo de porto seguro, e parece que a cada dia mais os pais estão se separando sem se quer pensar no bem estar dos filhos ou no deles mesmos.
A situação social pode sim, influenciar nessa quebra de padrão de familia, mas pra mim, o que falta mesmo é a boa vontade de todos os lados. Todos os que se qualificam como 'família' tem que dar duro para mantê-la unida e sempre em paz. Lógico que tem que existir as discussões mas sempre com objetivo de melhorar, nunca de piorar ou denegrir alguém.
Quando existe boa vontade de todos os lados, esse sistema funciona. Ma aparentemente, só aprendemos a dar valor na família que temos quando acontece alguma coisa trágica. Quando perdemos os pais então, aí é que a cosia fica feia. Você se culpa por tudo e por nada, e sempre, a qualquer hora, você via sentir saudade de dizer o quanto os ama, mas eles não vão mais poder te dar um abraço. Daí você fica depressivo, e muita das pessoas até doentes. Por que diabos você não disse que os amava enquanto eles estavam vivos?
Brigas com irmãos ou primos então são muito frequentes. Mas quando você mais precisa você corre pra eles que eles sempre vão estar de braços abertos. Talvez não como você precise na hora, mas de alguma outra maneira.
Dê valor ao que você tem hoje. Agradeça a Deus pela família que você tem. Não precisa ser padrão: pai, mãe, irmãos...mas pode ser uma vó, um avô, uma tia querida, alguns amigos ou até mesmo um cachorro. Seja grato. Diga a eles que os ama. Não precisa ser todo o dia, mas deixem eles saber que você os ama, apesar de qualquer coisa.
Não, eu não perdi ninguém da minha família, graças a Deus. Mas hoje eu percebi o valor que eles têm na minha vida. Percebi o quanto eles lutam para me ver bem e o quanto isso me faz bem. Como ja disse, problemas existem em TODAS as famílias, mas com amor podemos superar qualquer coisa.